Alimentos Amigos do Coração

abacate

Quem tem algum problema cardíaco ou deseja evitar, não pode pensar em manter uma dieta rica em alimentos gordurosos. Legumes, verduras e frutas devem fazer parte do seu cardápio, a fim de proporcionar uma saúde mais equilibrada e sadia.

Confira quais são os alimentos benéficos a sua saúde quando o assunto é proteger o sistema cardiovascular.

Abacate: fruta rica em vitamina E, também contem antioxidantes que contribuem para o aumento do colesterol bom (HDL)

Alho: eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares, pois mantém os níveis de pressão arterial estáveis.

alho

Aveia: ajuda a baixar o colesterol, basta uma colher de sopa por dia.

Azeite: contribui para prevenção de vários problemas. Pode reduzir o colesterol ruim e afastar o risco de diabetes. Melhora o funcionamento do pâncreas e estômago, é digerido com facilidade, não tem colesterol, acelera o metabolismo e favorece a absorção de cálcio.

azeite

Banana: grande fonte de potássio, previne inúmeros riscos relacionados à pressão. Além de conter fibras solúveis que ajudam a reduzir o colesterol.

Brócolis: reduz a pressão alta por ser rico em fibras e substâncias antioxidantes.

Castanha: tanto a de caju como  a do pará são eficazes na prevenção de infartos. A primeira  contém um aminoácido (arginino) que pode alargar as artérias e reduzir a pressão arterial. Já a segunda é rica em selênio mineral, responsável por melhorar a ação de antioxidantes que atuam no coração.

castanha do pará

Chia: uma das maiores fontes de ômega 3, diminuindo assim o risco de várias doenças crônicas, como diabetes, câncer e hipertensão.

Linhaça: contém grande quantidade de  fibras solúveis e de ômega 3, que contribui no controle da pressão arterial e reduz o colesterol ruim.

Peixe: A sardinha e o salmão, são riquíssimos em ômega 3 que ajuda a diminuir o colesterol ruim.

Tomates: rico em licopeno, substância que possui uma ação antioxidante, reduzindo a presença de radicais livres e diminuindo o risco de  câncer de mama e próstata.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *