Chá Mate: Veja os Benefícios


A erva Ilex paraguariensis, também chamada de mate ou congonha, é uma árvore das aquifoliáceas, originária da região subtropical da América do Sul. É consumida como chá (gelado ou quente), chimarrão ou tererê.

O chá mate é conhecido por ser um poderoso aliado na redução de colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares e desaceleração do envelhecimento.

Tomar diariamente o chá mate ajuda emagrecer, sendo capaz de melhorar o funcionamento do organismo, desintoxicando e favorecendo na queima de gordura corporal.

Opte pelo chá mate das folhas, já que os saquinhos geralmente trazem misturadas outras partes da planta, o que disfarça o efeito da erva. Beba um litro da infusão por dia.

Thai_iced_tea

Preparo do chá mate

Coloque de três a quatro colheres de sopa para um litro de água quente antes do ponto de ebulição e deixe a erva em infusão por quatro minutos, depois é só coar, espere amornar e beba quente ou gelado.  Para adoçar faça uso de um aspartame, como o Stevia.

Propriedades da erva mate

Estudos detectaram a presença de muitas vitaminas ( A,B1, B2, C, D, E), sais minerais, como (cálcio, ferro, manganês e potássio), proteínas, glicídios, lipídios, além de celulose, dextrina e sacarina.

Pesquisas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) revelam a eficácia da erva mate na redução de colesterol ruim (LDL) e no consequente aumento do colesterol bom (HDL).

Existe uma afirmação errônea de que a erva mate possui efeito negativo no desempenho sexual masculino, na verdade a erva possui um forte poder afrodisíaco, sendo ingerido para combater a infertilidade e a impotência.

O consumo da erva mate também está relacionado ao poder que ela tem de estimular a atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos, combatendo a fadiga, proporcionando a sensação de saciedade, sem provocar efeitos colaterais. A erva mate atua também sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco. Age sobre o tubo digestivo, facilitando a digestão sendo diurética e laxativa.

Não é indicado para pessoas que sofrem de insônia e nervosismo, pois contém altas doses de cafeína. Indivíduos que sofrem com insônia não devem tomar o chá após as 18h.

Características do chá mate

Moderador diurético, Estimulante das atividades físicas e mentais, Auxilia na regeneração celular, É vasodilatador, atua sobre a circulação, Possui ação antioxidante, Possui poderes afrodisíacos, graças a vitamina E, É rica em flavonoides que protegem a célula e previne envelhecimento, Previne osteoporose graças ao cálcio e as vitaminas contidas na erva mate, Estabiliza o excesso de ácido úrico (gota) no organismo, É rico em fibras que ajudam a regular o funcionamento do intestino, Auxilia em dietas de emagrecimento, Atua beneficamente sobre os nervos e músculos e Regula as funções cardíacas e respiratórias.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *