Como Reduzir as Calorias dos Alimentos


Você não precisa ser um grande chef de cozinha ou até mesmo investir em utensílios caros  de cozinha. Com algumas técnicas básicas de cozinha você vai poder preparar alimentos de forma mais saudável. Além de diminuir calorias indesejáveis, gorduras que fazem mal ao organismo e quantidade de sódio.

Posta

Algumas dicas para deixar sua comida mais magra!

Assar

Pode-se assar carnes magras, aves, peixes, legumes e frutas. Para assar os alimentos, use sempre um utensílio apropriado ou uma assadeira ou tigela de vidro e leve ao forno.

Você pode assar os alimentos cobertos com papel alumínio ou descoberto. Geralmente os alimentos são bem temperados, mas você quiser pode adicionar azeite, suco de laranja, cerveja ou vinho em carnes e aves para dar um gosto diferente.

Refogar

Significa que você vai cozinhar ou dourar o alimento. Utiliza azeite, óleo de canola ou água, refogue primeiro os temperos, com alho, cebola e ervas. Acrescente o alimento a ser refogado, podendo depois ser coberto por uma pequena quantidade de líquido, como água ou caldo. Em algumas receitas, esse caldo de cozimento é utilizado para formar um molho saboroso e rico em nutrientes.

Grelhar

Grelhar

Levar o alimento ao intenso calor da brasa e assá-lo até que fique no ponto desejado.

Cozinhar no vapor

Esse procedimento geralmente é utilizado para legumes e verduras, pois no vapor eles não perdem seus nutrientes. Basta colocar o alimento no recipiente próprio para cozimento a vapor e adicione água na parte de baixo da panela (de quatro a cinco dedos), caso não haja indicação de volume de líquido no recipiente.

Essa água pode ser temperada com alho, ervas, gengibre fatiado ou folhas de louro para dar mais sabor. Lembrando que primeiro deixe a  água ferver. Depois de fervida baixe o fogo e encaixe o cesto.

Feche bem a panela para o vapor não sair. Deixe uma chaleira com água quente reservada no caso de precisar completar a água.

Coloque os alimentos mais duros primeiro para cozinhar e vá adicionado os mais moles com o tempo, assim eles vão cozinhar por igual. Não deixe os alimentos muito juntos para que o vapor circule.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *