Diabetes


DiabetesDIABETES é a produção deficiente de insulina pelo organismo. Essa substância é produzida pelo pâncreas, responsável por transformar o açúcar em energia. No indivíduo com diabetes, o pâncreas produz menos insulina, e a quantidade produzida é insuficiente para transformar todo o açúcar do organismo em energia. Sendo assim causa um acúmulo de açúcar no sangue, e esse excesso de açúcar favorece o acúmulo de gorduras na parede arterial. A impotência sexual, também é consequência do diabetes mal controlado.

Os sintomas mais comuns principalmente na diabetes tipo 1 são: fome exagerada, sede intensa, perda de peso, visão prejudicada, urinar em excesso, desânimo, cansaço e fraqueza.

O Diabetes se não for tratado poderá afetar:

Olhos:  Catarata – Cegueira

Cérebro: Derrame  – Morte

Rins: Insuficiência renal – Diálise – Transplante

Circulação: Entupimento das artérias da perna – Amputação

Coração: Infarto – Dilatação cardíaca – Morte

Como Evitar o Diabetes! 

Tenha uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos regularmente e mantenha seu peso e circunferências abdominais normais. O diabetes pode ocorrer em qualquer pessoa, mas é muito mais comum nos indivíduos que tem parentes próximos diabéticos (pai,mãe,irmãos,avós) e naqueles que apresentam um ou mais dos seguintes fatores (obesidade, pressão arterial alta, vida sedentária, gestante com excesso de peso, triglicérides ou colesterol alterados).

o diabetes não tem cura, mas tem como ser controlado, apenas com algumas mudanças de hábitos ou até mesmo com uso de medicamentos. Procure seu médico, ele poderá indicar o tratamento mais adequado para o seu caso.

Dicas Para Controlar O Diabetes

Faça exercícios regularmente

Beba bastante água (2L por dia)

Não consuma alimentos ricos em açúcar

Coma frutas, elas não precisam ser adoçadas

Evite refrigerantes e sucos com açúcar

Evite bebidas alcoólicas 

Reduza a quantidade de gordura nos alimentos

Evite ficar em jejum por logos períodos

Não pule refeições (faça de 5 a 6 refeições por dia em pequenas quantidades)