Dicas Para Planejar Sua Dieta

Prato Saudável

3  dicas de como planejar sua dieta

Prato SaudávelO que você come? Se você pretende emagrecer, a forma como se alimenta fará muita diferença, assim como os exercícios que pratica. É claro que você pode simplesmente mudar seus hábitos, só isso talvez já o faça emagrecer e ainda melhore a sua saúde. Mas se você está preocupado em ver os resultados, o recomendado é planejar sua dieta. Dessa forma, você saberá melhor se a dieta está funcionando, haverá um maior controle. Quer fazer uma dieta com planejamento, mas não sabe como? Confira 3 dicas de como planejar sua dieta:

1 – Planeje o seu cardápio semanal

Você pode começar planejando como será o seu cardápio semanal. Para isso você deve anotar em cada dia o que irá comer em cada refeição. Também existem aplicativos de celular que auxiliam no processo. Procure incluir alimentos variados em seu cardápio. Você pode encontrar os melhores alimentos para se consumir aqui mesmo neste site e também em revistas. Mas, se preferir, ainda poderá buscar ajuda de um nutricionista para montar uma dieta específica para o seu caso. Ele poderá lhe dizer o que você deve comer e a quantidade correta. Cada pessoa possui necessidades diferentes. Por exemplo, se for alguém vegetariano, as carnes de origem animal terão que ser substituídas por outros alimentos. Anotando toda a sua alimentação, você terá um maior controle e também poderá identificar erros cometidos com maior facilidade.

2 – Planeje seus exercícios físicos

A atividade física é muito importante para quem quer emagrecer com saúde. Ela não deve ser descartada, então convém planejá-la também. Anote os tipos de exercícios, os dias e os horários em que irá realizá-los. Para algumas pessoas pode parecer impossível fazer exercícios físicos pelo fato de elas serem muito ocupadas, mas acredite, se quiserem, é possível sim. Você não precisa ir a uma academia para se exercitar, pode mudar pequenas coisas que farão uma diferença imensa. Por exemplo, quando estiver voltando para sua casa de ônibus, que tal descer um ou dois pontos antes e ir o resto do trajeto caminhando? Se estudar ou trabalhar razoavelmente perto, ir de bicicleta ao invés de utilizar o carro ou o transporte público também será um excelente exercício. Até dentro de casa é possível se exercitar, mesmo que você não tenha nenhum equipamento para isso. Tudo depende da sua força de vontade.

3 – Observe o quanto de peso está perdendo

Se você quer realmente emagrecer, o resultado é muito importante, certo? Por isso anotar o resultado é necessário. Ter uma balança em casa ajuda bastante, assim você poderá se pesar com frequência (não exagere nessa frequência) e saber se está funcionando. Ver resultado logo no início é um bom estimulo para continuar com sua dieta para perder peso. Mas não desanime se ele não for o que você estava esperando. Continue sua dieta. E não é por que você está de dieta que terá que comer sempre os mesmos alimentos. Dá para variar bastante o cardápio. A forma de preparo dos alimentos, os temperos utilizados, também fazem uma grande diferença no resultado final.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *