Durma Bem e Emagreça!

Sono

Dormir pouco e mal pode abrir caminho para algumas doenças. Existe uma relação entre a falta de sono, a obesidade e doenças como diabetes e hipertensão.

Pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revela os efeitos da privação de sono sobre a saúde. Principalmente para aqueles que trabalham no período da noite, que acabam se alimentando de forma errada e passam a comer alimentos mais calóricos e a fazer as refeições fora de hora.

A pesquisa também revelou que dormir pouco ou dormir mal enfraquece o nosso sistema imunológico e altera a produção de hormônios como a insulina.

Dormir

Elementos necessários para dormir bem:

Duração – O suficiente para ficarmos descansados e alertas durante o dia (entre 7 e 9 horas por dia).

Continuidade – Dormir sem interrupções para que o sono seja efetivo.

Profundidade – O sono deve ser suficientemente profundo para que seja restaurativo.

Sem sono

Como a falta de sono pode afetar sua saúde:

Dieta ruim – A falta de sono faz com que nos alimentemos de forma errada. Segundo especialistas, é nessa situação que comemos alimentos pouco saudáveis.

Saúde mental – Dormir pouco traz uma variedade de transtornos físicos, mentais e comportamentais. Buscar ajuda psicológica é muito importante nesses casos. Em caso de insônia buscar tratamento com medicações específicas.

Risco de acidentes – A possibilidade de acidentes devida a ausência de sono é muito grande. Estudo realizado nos EUA demonstrou que 250 mil condutores dormem ao volante por dia.

Rendimento físico – Uma boa noite de sono é importante para ter energia durante o dia. É durante o sono que acontece o processo de recuperação correta do nosso organismo.

Insonia

Uma dica legal

Na hora que deitar e o sono demorar mais de 30 minutos para chegar, não permaneça deitado, pois isso é capaz de gerar estresse. Levante-se da cama e realize uma atividade relaxante. Ler um livro ou ouvir música ajuda a pegar no sono.

CLIQUE ABAIXO!

50 receitas


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *