Saber Envelhecer


idosoPara alguns, envelhecer é sinônimo de doença, limitações físicas e preconceitos. É claro que muitas pessoas acabam ficando mais propensas a ter problemas de saúde na velhice. Alguns até acham que envelhecer é uma carga econômica tanto para a família como para a sociedade. Há doenças que são mais comuns entre os mais velhos. Porém isso não significa que não é possível envelhecer com saúde. Confira como envelhecer com saúde:

1 – Coma alimentos saudáveis

Manter uma alimentação saudável é importante em qualquer idade da vida de uma pessoa. Com o envelhecimento, a importância de se alimentar bem se torna ainda maior, pois ajuda a prevenir diversos problemas de saúde.

Inclua frutas, legumes, verduras e fibras em sua alimentação. O cálcio, que pode ser encontrado em leites, derivados e alguns outros alimentos, também é muito importante, pois ajuda na prevenção da osteoporose.

O correto é manter um cardápio bem variado, usando alimentos saudáveis, de preferência.

2 – Beba bastante água

Muitas pessoas deixam de tomar a quantidade certa de água que deveriam. É um grande problema, pois a água traz diversos benefícios à saúde. A água melhora a digestão, auxilia no transporte de nutrientes e evita infecções. Ela também previne cãibras e reduz o inchaço.

Mas também não precisa exagerar na quantidade de água. Pergunte ao seu médico a quantidade recomendada a você.

3 – Pratique atividade física

É difícil pensar em boa saúde sem lembrar-se das atividades físicas. Elas são essenciais para todos nós. Ficar o dia todo sentado vendo televisão por estar aposentado (a) não é nada bom para a saúde de um idoso.

Muitos exercícios podem ser praticados por pessoas na terceira idade, como caminhada, pilates, alongamentos, dança, ioga, esteira. Um profissional também poderá ajudar.

4 – Faça atividades para exercitar a mente

Pessoas na terceira idade não precisam somente de exercitar o corpo, mas também a mente. Muita gente idosa acaba tendo problema de perda de memória. Quando o cérebro é exercitado, as chances de esses problemas ocorrerem acabam sendo menores.

Diversas atividades podem ser feitas para exercitar o cérebro. Confira algumas:

  • Ler livros;
  • Ler jornais;
  • Fazer palavras cruzadas;
  • Jogar baralho;
  • Jogar jogo da memória;

5 – Duma bem

Qualquer pessoa deve dormir bem, embora isso nem sempre aconteça. O ideal é dormir entre 7 e 8 horas por dia. Dormir pouco compromete a saúde.

6 – Tenha interação social

Ter interação com outras pessoas é de extrema importância aos idosos. Dessa forma, ele não sentirá que sua vida não tem mais sentido (alguns sentem isso).

O ideal é que a pessoa na terceira idade não se prive de sair de casa, é importante ter contato com outras pessoas, nem que seja somente para ir à padaria comprar pão. Mas também há outras ótimas opções, como ir ao parque ou ao shopping.

7 – Vá ao médico

Ir ao médico é necessário. Diversos problemas de saúde costumam atingir os mais velhos, então eles precisam fazer exames para saber se estão bem.

Além disso, deixar alguns vícios, como o cigarro e a bebida alcoólica fará uma grande diferença na vida. São produtos que acabam com a saúde.

O que você faz para envelhecer com saúde? Deixe seu comentário.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *